MBDA apresenta as mais recentes tecnologias de mísseis na LAAD 2023

MBDA LAAD 2023Localização: Pavilhão 3, Estande G40

Na feira LAAD que acontece de 11 a 14 de abril de 2023 no Rio de Janeiro, a MBDA mostrará a capacidade única da empresa em fornecer soluções tecnológicas de ponta na área de armas guiadas para as forças armadas (aérea, marítima, terrestre).

Os destaques serão a exibição da família de mísseis CAMM, já contratada pela Marinha do Brasil e diversos outros clientes, e que está em total conformidade com os Requisitos Brasileiros de Médio Alcance/Altitude GBAD em sua versão CAMM-ER . Sua integração nas fragatas classe Tamandaré , atualmente em parceria com a indústria local, deverá dotar o Brasil do mais avançado Sistema Naval de Defesa Aérea do mercado. No domínio aéreo, é claro, um destaque será o míssil antiaéreo Meteor além do alcance visual (BVRAAM) da MBDA, que é incomparável como uma arma de domínio aéreo de longo alcance.

DOMINÂNCIA AÉREA

O METEOR é o revolucionário míssil ar-ar da MBDA alimentado por ramjet e habilitado para rede além do alcance visual, que é amplamente reconhecido como um divisor de águas para o combate aéreo. A chave para isso é o motor ramjet acelerável do Meteor , o buscador de radar ativo e o datalink que se combinam para fornecer velocidade e capacidade de manobra incomparáveis no final do jogo em intervalos muito estendidos, resultando em sua importante ‘No-Escape Zone’ sendo várias vezes maior do que qualquer outra existente. ou armas BVR planejadas. O Meteor está integrado em aeronaves de caça, incluindo Gripen, Eurofighter, Typhoon e Rafale e está sendo integrado ao F-35 Lightning II Joint Strike Fighter e KF-21.

DEFESA AÉREA

CAMM e CAMM-ER são a mais recente adição da MBDA ao seu catálogo de sistemas de defesa aérea para aplicações navais e terrestres. O sistema naval é conhecido como SEA CEPTOR e foi escolhido como sistema de defesa aérea para proteger as novas corvetas classe Tamandaré da Marinha do Brasil. A família CAMM fornece as mais recentes tecnologias de defesa aérea, incluindo um buscador de RF digital altamente avançado, datalink bidirecional e lançamento vertical suave, e são construídos especificamente para defesa aérea. O sistema é capaz de combater todas as ameaças modernas, incluindo enxames e alvos de seção transversal de baixo radar em todos os climas de várias direções e no fato de contra-medidas eletrônicas. CAMM e CAMM-ER compartilham os mesmos componentes eletrônicos avançados (o seeker, datalink, etc), com a principal diferença sendo seus motores de foguete, que são otimizados para combates em diferentes alcances dentro de um sistema de defesa aérea em camadas. O CAMM é otimizado para engajamentos em alcances de até 25 km, incluindo ameaças emergentes tardias de perto, enquanto o CAMM-ER possui um motor de foguete maior que é otimizado para engajamentos de longo alcance acima de 40 km.

O MISTRAL provou ser uma grande história de sucesso com uma taxa de sucesso de 96% em todas as queimas. Este míssil IR altamente versátil, o míssil pode ser implantado como um sistema de defesa aérea portátil ( MISTRAL MANPADS ) ou a partir de vários sistemas de lançamento baseados em terra e navio, como o sistema SIMBAD RC para defesa aérea naval.

O VL MICA NG é o sistema de armas de defesa aérea MICA de nova geração, oferecendo excelente autodefesa e capacidade de defesa de área local para uma ampla gama de embarcações de combate de superfície e aplicações terrestres. O VL MICA NG está disponível com dois buscadores de última geração (IR ou RF) e com um novo motor de foguete de pulso duplo que oferece capacidade de alcance estendido de até 40 km. Ele pode combater os cenários mais severos de contramedidas infravermelhas e eletrônicas com uma probabilidade de morte muito alta.

SUPERIORIDADE MARÍTIMA

O EXOCET provavelmente é classificado como o míssil antinavio mais conhecido do mundo. O Exocet apresenta baixa assinatura, vôo de skimming em altitudes muito baixas, ativação de busca tardia, discriminação de alvo aprimorada e contramedidas eletrônicas de contra-ataque ( ECCM) combinam-se para tornar esta arma realmente temível. O Exocet é oferecido em três variantes: o submarino lançado SM39 , o ar lançado AM39 e o lançado na superfície MM40 . A última versão lançada do Exocet é a variante MM40 Block 3 dentro da família EXOCET, uma arma de classe de mais de 200 km adequada para lançamento de navios ou de baterias costeiras. Já em serviço, este EXOCET de última geração apresenta waypoints 3D, perfil de voo de baixa altitude e capacidade de atingir alvos terrestres costeiros, bem como navios.

ENGAJAMENTO NO CAMPO DE BATALHA 

AKERON MP e AKERON LP são os únicos mísseis de combate terrestre de quinta geração do mundo projetados para infantaria desmontada, bem como para integração em veículos de combate e aeronaves. Com uma autonomia superior a 4.000m, O Akeron MP possui uma ogiva programável capaz de derrotar todos os alvos, desde os tanques de batalha principais mais bem protegidos, pessoal e estruturas. Essa rede permitia disparos de mísseis no modo de fogo e esquecimento, com um operador exclusivo acima da funcionalidade de loop que permite que o Akeron MP seja redirecionado rápida e facilmente em voo para refinamento do ponto de mira ou bloqueio após as funcionalidades de lançamento. O Akeron LP inclui os mesmos recursos do Akeron MP, mas com a adição de um modo de orientação a laser semi-ativo (SAL) e alcance estendido para atingir alvos a até 20 km de distância.

O ENFORCER é um sistema de míssil leve que permite o engajamento efetivo de uma ampla gama de alvos, incluindo alvos estáticos e móveis blindados leves e ameaças atrás de cobertura. A MBDA fez parceria com a empresa brasileira Xmobots para combinar o Enforcer com o veículo aéreo não tripulado brasileiro Nauru 1000C. Juntos, o Enforcer e o Nauru 1000C fornecem uma capacidade potente de engajar uma ampla gama de alvos a partir de distâncias seguras, em vez de depender de armas de queda livre que arriscam a segurança do drone e lutam para atingir alvos em movimento.

> Press contact